ZUNÁI - Revista de poesia & debates

 

GALERIA

SOBRE A ARTISTA


Adriana Peliano

 

Adriana Peliano é ilustradora, designer e artista plástica. Seu trabalho transita em diferentes suportes como o vídeo, a instalação e a fotografia e dialoga com outras linguagens como a música, a moda, a literatura e o teatro.

 

Formada em Comunicação na UnB em Brasília, fez pós-graduação em Design Gráfico no Senac, em São Paulo, e mestrado em New Media Arts no Kent Institut of Arts and Design em Maidstone/UK. Atualmente faz mestrado na USP em Estética e História da Arte, onde pesquisa "A violência e os ritos de iniciação em Chapeuzinho Vermelho", com orientação de Kátia Canton.

 

Desde 1998 trabalha com o Grupo Oficcina Multimédia de Belo Horizonte, produzindo vídeo cenários, instalações e peças gráficas para espetáculos e eventos culturais. Trabalhou também com o estilista Jum Nakao para quem desenvolveu o projeto gráfico do livro A costura do invisível sobre o desfile de papel realizado no SPFW/2004. Com esse projeto recebeu o segundo prêmio na categoria melhor capa do prêmio Jabuti em 2006. Em 2007 foi uma das artistas selecionadas para o XI Festival da Cultura Inglesa, onde apresentou, em parceria com o artista Nazareno, a instalação multimídia As Máquinas de Desejo de Angela Carter inspirada no universo dos contos de fadas recriado pela escritora inglesa de mesmo nome. Tem participado de outras exposições desde então.

 

Ainda na década de 90 desenvolveu a pesquisa ‘Alicinações’ na qual criou ilustrações para os livros de Lewis Carroll “Alice no País das Maravilhas” e “Através do Espelho e o que Alice encontrou lá”. Suas ilustrações foram apresentadas na semana de comemoração do centenário de Lewis Carroll em Oxford/UK em 1998. Em 2010 suas alicinações já participaram de três exposições em diferentes cidades brasileiras.

 

Membro das Sociedades Lewis Carroll da Inglaterra, dos Estados Unidos e do Japão, Adriana é fundadora e Rainha da Sociedade Lewis Carroll do Brasil. Desde que fundou a Sociedade em 2009, deu uma série de palestras e oficinas sobre o tema e organizou o evento cultural "Um dia, Alice 2010", que reuniu mais de 300 pessoas no Centro Brasileiro Britânico, com o apoio da Cultura Inglesa. Vive e trabalha em São Paulo.

 

“Sempre em busca de objetos curiosos, restos de brinquedos, cacos de coisas e rastros de histórias, Adriana Peliano costura monstros, desejos e contos de fadas. Suas colagens e assemblagens são inventários mágicos e múltiplos, onde a lógica do cotidiano é reinventada em novos sentidos e narrativas, criando jogos de linguagem e labirintos de sonhos. Tudo se transforma para contar novas histórias, convidando o maravilhoso a visitar o nosso mundo.”

 

Portefólio:
http://adrianapeliano.blogspot.com/


Sociedade Lewis Carroll do Brasil

http://alicenations.blogspot.com/
http://brasillewiscarroll.blogspot.com/


Os trabalhos da artista publicados aqui são ilustrações para o livro de Velimir Khlébnikov  Sempre, para sempre, lá e cá, traduzido por Aurora Bernardini.

 


Leia também: exposições e atividades e obras.

 

*

 

<<< retornar

[REVISTA ZUNÁI- ANO VI - Edição XXI - OUTUBRO DE 2010 ]