ZUNÁI - Revista de poesia & debates

 

 

GALERIA

ELIDA TESSLER

 

TEST TUBES <> TUBOS DE ENSAIO

 

TEST TUBES <> TUBOS DE ENSAIO é uma instalação concebida por Elida Tessler especialmente para o espaço RMIT School of Art Gallery, integrando o conjunto de atividades de uma residência artística com duração de 9 semanas na cidade de Melbourne (Austrália) promovida conjuntamente pela RMIT University e South Project  Craft Victoria.

TEST TUBES <> TUBOS DE ENSAIO, mais do que uma exposição, é o resultado de uma série de diálogos estabelecidos entre Donaldo Schüler e Elida Tessler ao longo de quase dois anos, incluindo encontros em Porto Alegre e correspondência por e-mail durante as viagens que ocorreram neste período. O ensaio literário, a arte enquanto ensaio, a experiência da criação artística e a capacidade de ainda encontrar o extraordinário no ordinário configuraram-se como foco destes diálogos.

TEST TUBES <> TUBOS DE ENSAIO absorve também a experiência do diálogo entre arte e literatura, entre objeto e palavra, entre Porto Alegre e Melbourne, entre o Instituto de Artes da UFRGS e a RMIT School of Art, entre o Torreão e South Project, em tudo aquilo que se coloca como valor de deslocamento e de intercâmbio.

TEST TUBES <> TUBOS DE ENSAIO é uma instalação que ocupa o espaço de 10,9 m x 10,3m da galeria, com uma coluna central e paredes brancas.  Nas quatro paredes, centralizando à altura de 1,6 m, foi construída uma faixa horizontal, com 2471 tubos de ensaio, dispostos em duas linhas paralelas, com distância de 3 cm entre elas, e fixados a ganchos metálicos com elásticos de silicone transparente. Em cada tubo de ensaio, uma palavra.

TEST TUBES <> TUBOS DE ENSAIO é um trabalho realizado a partir da leitura de um ensaio de Donaldo Schüler O homem que não sabia jogar, escrito em 1998, sob forma de diálogo, iniciando com um fragmento de Heráclito: A vida é um jovem que joga, jogo de dados: do jovem é o reino”. Deste texto, foram retiradas todas as palavras que iniciam com T (tubos) e E (ensaios). T de teste (test tubes) e T de texto (o que poderia ser associado a text tubes). ET, iniciais de ELIDA TESSLER, também indicam o estranho,  o espanto, a experiência, a transição, o erótico, a etimologia, a tradição, os enigmas, a escrita, o temor diante do extraordinário.

TEST TUBES <> TUBOS DE ENSAIO é um discurso-rio, como desejou James Joyce (Finnegans Wake), João Guimarães Rosa (Grande Sertão Veredas), Stéphane Mallarmé (Un coup des dês jamais n’abolira lê hasard), Marcel Duchamp (O Grande Vidro e Etant Donné). Sendo dados 2471 tubos de ensaio e 2471 palavras impressas em acetato transparente, nas cores vermelho e azul, introduzidas uma a uma no interior de cada tubo, os dados foram lançados e as palavras-tubos ordenadas ao acaso. Vermelho e azul são as nossas primeiras canetas esferográficas, material básico, junto com o lápis preto e a borracha, quando começamos a escrever.

TEST TUBES <> TUBOS DE ENSAIO aponta o peso da palavra: por acidente, algumas caem; aponta também a fragilidade do discurso: o tubo de vidro, ao cair,  quebra.

A vida é jogo. A vida é ensaio. A vida é corte. O livro-vidro é mais uma fala inacabada.

 

Elida Tessler
http://www.elidatessler.com.br

*

 

retornar <<<

[REVISTA ZUNÁI- ANO III - Edição XII - MAIO 2007 ]