ZUNÁI - Revista de poesia & debates

 

GALERIA

SOBRE O ARTISTA


Guto Lacaz

 

Carlos Augusto Martins Lacaz, mais conhecido como Guto Lacaz, nasceu em São Paulo, em 1948.

Estudou no Ginásio Vocacional e Eletrônica Industrial do Liceu Eduardo Prado. Formou-se arquiteto em 1974, pela Faculdade de Arquitetura de São José dos Campos. Em 1975, abriu seu próprio estúdio, o Arte  Moderna, onde realiza todo tipo de trabalho de criação: marcas/logos, cartazes, projetos editorias de livos, revistas, programas e catálogos, ilustração, cenografia e projetos especiais.

 

Em 1978, ganhou prêmio na Primeira Mostra do Objeto Inusitado e iniciou sua carreira como artista plástico.  Sua primeira individual, Idéias Modernas, aconteceu na Galeria São Paulo, em 1982. Já em 1985 participou da 18ª Bienal Internacional com uma sala e a  apresentação de duas performances: ELETROPERFORMANCE e Estranha Descoberta Acidental.

 

Em 1986, na exposição A Trama do Gosto, realizou sua primeira instalação – ELETRO ESFERO ESPAÇO. No ano seguinte, fez a sua segunda exposição individual na galeria Subdistrito e viajou a Paris e Nova York para participar das exposições Brasilidade e Brazil Projects.

 

Em 1989, realizou o  seu primeiro trabalho urbano a convite da Prefeitura Municipal de São Paulo – a composição flutuante Auditório para questões delicadas, no lago do Parque Ibirapuera.

 

Na sala do 1º andar do Museu de Arte de São Paulo (MASP), apresentou a instalação cinética Cosmos – um passeio no infinito, em 1991.

 

Recebeu 18 prêmios, entre eles a Bolsa John Simon Guggenheim Foundation para o espetáculo Máquinas II composto de 25 performances, o Prêmio APCA Novas Midias, dois prêmios Abril de Jornalismo por ilustrações na revisita Playboy, cinco vezes o prêmio de melhores designers pela revista Design Gráfico e duas vezes o prêmio de melhor trabalho (eleito pelos colegas) nas exposições A Imagem do Som de Caetano Veloso e Dorival Caymmi respectivamente.

 

.


Leia também: exposições e atividades e obras.

 

*

 

<<< retornar

[REVISTA ZUNÁI- ANO V - Edição XVII - FEVEREIRO DE 2009 ]