ZUNÁI - Revista de poesia & debates

 

GALERIA

TANTO MAR

 

por Sergio Antonio Ulber

 

Apaixonada por reflexos e com a ajuda do acaso, a luz estava perfeita para Raquel Santana naquele final de tarde. Passeando pela praia de Santos (SP), a Fotógrafa e Jornalista se deparou com uma maré alta, de água limpa, “fato atípico na Ponta da Praia”, segundo ela. O resultado desta mistura está nesta série de Imagens intitulada de Tanto Mar. “As fotos não receberam tratamento especial, não. Foram editadas no básico do Picknic, do Flickr mesmo”. A maior intervenção dela para criar este efeito, onde o que ela mais gosta, além da imensidão azul, são as conchas que viraram estrelas num céu de mar, foi inverter as imagens, mas sem cortá-las. Para o registro ela usou uma lente 18-55 mm 2.8.

 

Apesar de ter começado a fotografar aos 40 anos de idade, Raquel, Fotógrafa desde 2001, já realizou várias exposições no Express Caffe, Curitiba (PR), no Sesi de Belo Horizonte e no Beto Batata, também em Curitiba. Neste último, expôs a “Beijos Roubados”, considerada por ela a mais importante, composta por 125 fotos de casais se beijando. As imagens ocuparam todo o local por 45 dias. Para a abertura, ela criou um grupo no Flickr e projetou num telão fotografias de beijos feitas por Fotógrafos de diversos locais do mundo. Além destas exposições em território nacional, ela também já participou de coletivas na Alemanha e na Holanda. Em 2009, Raquel foi classificada com menção honrosa no Euroclick, realizado pelo Centro Europeu, de Curitiba, e também no concurso do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

 

Mesmo com todas estas exposições, menções e com a conclusão do Curso de Fotografia Documental pelo Núcleo de Estudos da Fotografia, ela diz que não sabe nada de técnica e que só fotografa no “modo P”. “Não me orgulho disso, não. Um dia aprendo!”. Usa uma velha e surrada Canon XTi, que está prestes a ser substituída e, por ser uma Jornalista que começou a fotografar, diz que, muitas vezes, fotografa palavras e escreve imagens.

 

Atualmente ela está com uma exposição em cartaz no Express Café, em Curitiba, Cujo tema é “Fé”, e faz parte do grupo Foco Infinito, “também conhecido como ‘Fome Infinita’, já que as saídas fotográficas sempre acabam em comida”, brinca.

 


 

 


Veja também Obras, Exposições e Atividades e Sobre a Artista.

*

 

<<< retornar

[REVISTA ZUNÁI- ANO VII - Edição XXIV - ABRIL DE 2012 ]