APRESENTAÇÃO DO EVENTO
Claudio Daniel
Boa tarde!
É com muita satisfação que iniciamos o festival literário Artimanhas Poéticas, evento realizado com o apoio do Real Gabinete Português de Leitura, do Laboratório de Criação Poética e da editora Confraria.
Nestes dois dias, assistiremos a palestras e debates sobre a poesia brasileira contemporânea, recitais, performances, apresentações musicais, de poesia sonora e videopoesia, com a participação de autores já consagrados, como o crítico literário Luiz Costa Lima e o poeta Paulo Henriques Britto, de convidados internacionais como o escocês Richard Price e o português Luís Serguilha, mas sobretudo de poetas jovens, muitos deles inéditos em livro, como Camila Vardarac.
Numa época tão adversa à poesia como a nossa, em que publicar o primeiro livro por uma editora parece um sonho irrealizável, acreditamos que eventos como este são importantes para mostrar que a poesia brasileira mais recente tem qualidade, diversidade de estilos e pesquisas formais, e carece apenas de meios mais eficazes para a sua divulgação.
Para encerrar minha fala, gostaria de lembrar que estão presentes conosco os editores de quatro revistas literárias: Sérgio Cohn, da Azougue, André Vallias, da Errática, Márcio-André, da Confraria e eu próprio, da Zunái. Hoje, às 16h, estaremos aqui na mesa que discutirá o tema “As revistas definem o momento literário?”.
Gostaria de chamar a atenção também para os lançamentos de livros que acontecerão aqui amanhã, a partir das 15h, e para as apresentações de videopoesia e de poesia sonora de Márcio-André e Gabriela Marcondes.
Amanhã, às 19h, teremos ainda a leitura de Richard Price, com a participação de Virna Teixeira, que organizou e traduziu uma antologia do poeta escocês, Cartas de ontem, que saiu pela Lumme Editor.
Agradeço a todos pela presença!
|