ZUNÁI
- Revista de poesia & debates
PERISCÓPIO
- Luigi Russolo e a arte dos ruídos: uma introdução à música futurista,
de Sérgio Medeiros
- A forma como performance: um “chip lírico” de Décio Pignatari,
de Anderson Mezzarano Lucarezi
- A máquina de emaranhar paisagens: João Cabral, Herberto Helder e Mondrian,
de Jacineide Travassos
- Vozes, perspectivas e intromissões: a dinâmica narrativa de “Buriti”, novela de João Guimarães Rosa,
de Sarah Maria Forte Diogo
- A imagem e o discurso poético: uma análise de A Arte como Procedimento, de Victor Chklovski,
de Bianca Albuquerque da Costa
- Simultânea e múltipla: poesia contemporânea de sempre,
de Emerson Sitta
- Da poesia e dos diálogos interartes,
de Abreu Paxe
- Uma análise trovadoresca da mulher na canção “Quem te viu, quem te vê”, de Chico Buarque,
de Roberta Moura Cavalcanti
-
Alguna poesía brasileña,
de Rodolfo Mata
-
Coordenadas poéticas de uma China especial,
de Mônica Simas
-
João Cabral, Irmãos Campos, Leminski: diálogos,
de André Dick
-
Apontamentos de leitura: Helder e Celan,
de Claudio Daniel
-
A poética dionisíaca de Al Berto,
de Rodrigo da Costa Araújo
-
Este texto podia continuar assim: derivas a partir de Onde vais, drama-poesia?, de Maria Gabriela Llansol,
de Érica Zíngano
-
Percurso visual da poesia ou A diacronia do moderno poético,
de Sheila Maués
-
O fantástico, o real maravilhoso, o realismo mágico e a construção narrativa na trilogia Os nossos antepassados, de Italo Calvino,
de Bruna Fontes Ferraz
-
Da certeza da morte: uma conversa entre Jacques Roubaud e Wittgenstein,
de Marceli Andresa Becker
-
Por sob as saias de Eva,
de Renata Pimentel
-
Yguarani ou “O intelecto em acto de criar língua”,
de Jorge Melícias
-
O poema como aventura etnográfica,
de Eduardo Jorge
-
A ética da poesia de Alberto Girri,
de Daniel de Oliveira Gomes
-
O fantasma e o desejo: um corpo do presente a partir de Caravaggio e Francis Bacon,
de Júlia Studart
-
Manifestações da identidade fragmentada: presença da dualidade do feminino no cinema e na literatura,
de Mayara Costa Pinheiro
-
Brecht e o marxismo,
de Sergiano Silva
-
A poesia ou A liberdade da palavra plena,
de Luís Costa
-
La caza del tigre,
de Marco Antonio Campos
- A fragmentada ordem natural das coisas (sobre Lobo Antunes),
de Anderson Borges
- Ler é coisa de leitor,
de E. M. de Melo e Castro
- Lord Byron — poeta crítico: as di(trans)gressões metalingüísticas em Don Juan,
de Daniel Lacerda
- Abrir uma página branca (sobre Mallarmé),
de Victor da Rosa
- Caleidoscópio dos sentidos: uma leitura de Bartolomeu Campos de Queirós,
de Rodrigo da Costa Araújo
- Uma viagem a infernos possíveis (resenha de A musa chapada),
de Claudio Daniel
- Dezfaces: criações de Minas,
de Márcio Almeida
- Sebastião Alba ou o poeta total,
de Luís Costa
- Poesia: linhas de fuga e transmigração,
de João Rasteiro
- Ouvindo poemas, armando mundos,
de Mauro Gama
- 26 aforismas sobre poesia,
de Rodrigo Garcia Lopes
- David Lynch e a estética do pesadelo,
de Maria Esther Maciel
- A verdade do tempo reversível,
de Raúl Antelo
- John Cage – Augusto de Campos: um diálogo,
de Daniel Lacerda
- Sob os poros da poesia: um roteiro de leitura,
de Susanna Busato
- Octavio Paz: el instante fecundo,
de Víctor Sosa
- Mirar a imagem: caminhar entre a tentação e o deserto (sobre Coral Bracho),
de Eduardo Jorge
- A insubordinação da palavra,
de Nilson Oliveira
- Disfarces e errâncias na prosa de Caio Fernando Abreu,
de Rodrigo da Costa Araújo
- O paratexto da literatura infanto-juvenil,
de Maria Aparecida Barbosa
- Praga, La Habana: número redondo. La grisura definitiva,
de Gerardo Fernández Fe
- Abreu Paxe: calígrafo,
de Francisco Soares
- Viagem aos seios de Luiza (sobre Luiza Neto Jorge),
de Luis Maffei
- As duas faces do branco (sobre Joan Brossa),
de Victor da Rosa
- T. S. Eliot, Ezra Pound e Walt Whitman: dois pactos,
de André Cechinel
- A Transfiguração do Mito na Modernidade: Adorno e Horkheimer, Friedrich Nietzsche e Albert Camus,
de Maria Angélica Amâncio
- Antonin Artaud e o surrealismo: distâncias e aproximações,
de Francine Jallageas
- Arquipélagos revistos: uma leitura da revista Oroboro,
de Cristiano Moreira
- O caderno do exagero (sobre Luci Collin),
de Rodrigo de Souza Leão
- Hilda Hilst: economias estéticas,
de Edson Costa Duarte
- Da mancha à partida: corpus sucessivos de leituras e escritas (sobre Danilo Bueno),
de Érica Zíngano
- O olhar e a voz no divã,
de Gleuza Salomon
- A
poética sincrônica de Haroldo de Campos,
de Cilene Trindade Rohr
- Galáxias:
uma escritura babelbarroca,
de José Antônio Cavalcanti
- O
vôo suspenso do tempo (sobre Walter Benjamin),
de Maria João Cantinho
- Dois
ou três lances de atraso (sobre Marcel Duchamp),
de Victor da Rosa
- El
necesario exílio,
de Victor Sosa
- Popol
Vuh é pop,
de Rodrigo de Souza Leão
- Violência
nos / dos sentidos / (sobre Roberto Piva),
de Anderson Fonseca
- O
monstro labiríntico da literatura: o Livro de Areia,
de Vicente Alves Batista
- Ciao
Cadáver,
um necrológio da linguagem,
de Contador Borges
- William
Blake: cantando sobre las cosas que vio en el cielo
,
Víctor Sosa
-
Elogio do simulacro na poesia de Waly Salomão
,
Flavio Boaventura
- Modos
de uso de la poesía concreta, el caso Torquato
Neto,
Mario Cámara
- De
Noigandres & Navilouca a Coyote & Oroboro: las
revistas brasileñas
de invención y las antologías antinormativas
Charles Perrone
- A
profanação da linguagem em Giorgio Agamben
André Dick
- A
través do vidro (sobre León Ferrari)
Victor da Rosa
- Os
hangares da poesia (sobre Luís Serguilha)
Jorge Luiz Antonio
- Hacia
una noción de realismo en la poesía actual
(en Chile)
David Bustos
- Paradigmas
do nome do pai e dos nomes do pai em Mar Paraguayo
Gleuza Salomón
- Gaston
Baquero: la invención de una identidad
Efraín Rodríguez Santana
- Sonorizando
a linguagem (sobre Ricardo Corona)
Rodrigo de Souza Leão
- Entre
hortelãs-pimentas e algumas cores da turmarlina
Eduardo Jorge
- Do
êxtase obsceno
Henrique Marques Samyn
- Bartolomeu
Campos de Queirós e o caminho do meio
Rosane Villela
- Ovelha
negra: o rebanho de poetas escoceses
Donny Correia
- Drummond:
o pequeno relato do silêncio
de André Dick
- Italo
Calvino, mundo escrito e mundo não-escrito
de Maria Elisa Rodrigues Moreira
- Contra
o primado da pseudonímia no estudo da poesia
de Fernando Pessoa
de Lucila Nogueira
- 8
FEMMES: Armadilha para um homem só
de José Aloise Bahia
- O
Fernando Pessoa político e social de O banqueiro
anarquista
de Rodrigo Freire
- Honestidade
poética nos poemas de Luís Serguilha
de Thiago Ponce de Moraes
- Jorge
de Sena: o ser como a grande máscara
de Danilo Bueno
- Bobok,
de Dostoievski, e os Diálogos de mortos, de Luciano
de Tida Carvalho
- As
imagens da miniatura sobre Cláudio Trindade
de Victor da Rosa
- As
aproximações da pobreza. O sentido da
pesquisa estética hoje, entre a trama do mercado,
da tecnologia e da mídia
de Eduardo Jorge
- Cidade
iluminista, modernidade e modernismo
de José Antônio Cavalcant
- Josely:
ar e poro,
de Augusto de Campos
- A
aceitação do difícil,
de André Dick
- Kozer,
con un mito por explicar,
de Lorenzo Garcia Vega
- El
microbarroquismo de Víctor Sosa,
de Juán Alcántara
- César
Moro y su obra poética,
de Américo Ferrari
- Poesía
chilena emergente: estética y compromiso,
de Mário Meléndez
- Jorge
Luis Borges: enigmas e labirintos literários,
de Elo Cunha
- A
grafia para nada (sobre Roland Barthes),
de Victor da Rosa
- Herzog:
em defesa da desrazão pura,
de Francisco Lopes
- Leo
Lobos: o desfile de sua animalidade na urbe multicultural,
de Geruza Zelnys de Almeida
- IMP:
uma busca pela linguagem poética absoluta,
de Donny Correia
- Café
expresso com poesia (sobre Greta Benitez),
de Rodrigo de Souza Leão
- Crítica
& poesia em João Alexandre Barbosa,
por André Dick
- Finnegans
wake em tradução,
por Maria Esther Maciel
- El
surrealismo contra las vanguardias,
por Victor Sosa
- A
loucura retocada reflexões sobre a poesia
em torno de um inédito,
por Jorge Lúcio de Campos
- Samuel
Beckett, Morton Feldman e a migração imóvel
do par,
por Sérgio Medeiros
- Um
curioso dado de sete lados dois livros de Leonardo
Gandolfi,
por Rodrigo de Souza Leão
- Poeta
Fugaz (sobre Ronald Polito),
por José Aloise Bahia
- O
silêncio dos olhos, e mais duas palavras para Wim
Wenders,
por Víctor da Rosa e Pedro de Souza
- Carol
Stetser,
por Carlos M. Luis
- Do
risco de pensar,
por Luiz Costa Lima
- Luandino
Vieira: engajamento e utopia,
por Vima Lia Martin
- A
independência da poesia,
por Francisco Manuel Antunes Soares
- Breves
apontamentos sobre a poesia de Abreu Paxe ,
por Claudio Daniel
- Sérgio
Buarque e as raízes do Brasil,
por Gilfrancisco
- Memórias
da lira velha e poema longo,
por Jairo Pereira
- Amar
através do crime,
por Chico Lopes
- Antologias:
Redundância & Exatidão,
por Leonardo Gandolfi
- Rogelio
Saunders: la transparencia sin nombre,
por José Kozer
- Arte
de enlouquecer cristais (sobre Víctor Sosa),
por Claudio Daniel
- Lezama
Lima e o tempo dissipado,
por Gabriel Kolyniak
- Os
diagramas poéticos de Décio Pignatari,
por Roland Azeredo Campos
- O
texto de Fiama Hasse Pais Brandão,
por Jorge Fernandes da Silveira
- O
suicídio do escritor Mishima,
por Gilfrancisco
- Revelações
do falso (sobre Baudrillard),
por Victor da Rosa
- Algumas
palavras sobre Simone Homem de Mello,
por Contador Borges
- Primeiro
as coisas morrem (sobre Diego Vinhas),
por Danilo Bueno
- A
poesia em torno do Ut pictura (sobre Haroldo de Campos),
por Antônio Andrade
- Aprender
a cavalgar o tigre: Pessoa em África,
por Antônio Cabrita
- Introdução
à Presença,
por Caio Gagliardi
- Sobre
alguns versos de Carlos de Oliveira,
por Leonardo Gandolfi
- O
real e o virtual em um conto de Borges,
por Márcia Reis Brandão
- Neruda,
las vanguardias y el realismo socialista,
por Víctor Sosa
- Sobre
Acción que en un momento creí gracia, de
Eduardo Milán
por Antonio Ochoa
- Em
margens descontínuas, a invenção
como refúgio da poesia contemporânea,
por Beatriz Amaral
- Futuro
inesquecível (sobre Blade Runner),
por Chico Lopes
- Jardim
transbarroco,
por André Dick
- A
voz do encantatório (Reynaldo Jiménez),
por Claudio Daniel
- Expressionismo
e revolução: o velho debate,
por Ana Rusche
- O
silêncio da esfinge (Orides Fontela),
por Alexandre Rodrigues da Costa
- Cantar
as máquinas e dilacerar o corpo: a propósito
das odes de Álvaro de Campos,
por Izabela Leal
- Homenagem
a Eugenio de Andrade, Morto,
por Andityas Soares de Moura
- Distância
líquida, noturna e sonora (Virna Teixeira),
por Eduardo Jorge
- Dizendo
o mínimo com o máximo de impacto,
por Rodrigo de Souza Leão
- A
poética sincrônica de Sousândrade,
por Claudio Daniel
- A
viagem como livro, o livro como viagem,
por André Dick
- Palabras
en un mundo de objetos,
por Antonio Ochoa
- O
tema poético da luz em Rimbaud - Diálogos
com a poesia finissecular,
por Antonio Francisco de Andrade Jr
- Rio
Silêncio: Poesia e Filosofia em estreito diálogo,
por Benedito Nunes
- Ou
a sintaxe orgânica de Claudia Roquette-Pinto (Parte
I),
por Leonardo Gandolfi e Franklin Alves
- A
Poesia Azul de Fernando Koproski,
por Rodrigo de Souza Leão
- Primeiro
de abril, jogo sério,
por Vera Lins
- Neobarrosos,
por Eduardo Milán
- Um
zoo de signos: os bestiários de Wilson Bueno,
por Claudio Daniel
- Percepção
e a filosofia da forma: a poesia de Arnaldo Antunes,
por Alessandra Squina Santos
- Com
olhos de ver: poesia e fotografia em Manoel de Barros,
por Antonio Francisco de Andrade Jr.
- Sebastião
Nunes,
por Fabrício Marques
- Torquato
entre nós,
por André Monteiro
- Marosa
Di Giorgio,
por Roberto Echavarren
- Pensagens:
a poesia de Laura Riding,
por Rodrigo Garcia Lopes
- Condensação
e entranhamento na vôo-lição de Edgard
Braga,
por Beatriz Helena Ramos Amaral
- Significanto:
as palavras e o silêncio da aurora,
por Ruth Silviano Brandão
- Das
ruas de Paris aos arrabaldes de Buenos Aires - Poesia,
cidade e olhar em Baudalaire e Borges,
por Franklin Alves
- O
neobarroco: um convergente na poesia latino-americana,
por José Kozer
- Barroco,
neobarroco, transbarroco,
por Haroldo de Campos
- Herberto
Helder, a razão da loucura,
por Contador Borges
- Corpo,
sangue e violência na poesia de Herberto Helder,
por Izabela Leal
- Da
pintura ao poema,
por Leonardo Gandolfi
- Os
jogos de Murilo e Joana,
por Paulo de Toledo
- Nômada,
mosaico e móbile: o lócus poético,
por Beatriz Amaral
- Sérgio
Cohn e seus olhos de horizonte,
por Rodrigo de Souza Leão
- A
fala do mundo em primeira pessoa,
por André Luiz Pinto
- Ubu,
K y Godot construyen uma fila índia,
por C. A. Aguilera
- Sobre
a poesia de Augusto de Campos,
por André Dick
- A
prosa de invenção de Paulo Leminski,
por Claudio Daniel
- A
poética de Júlio Castanõn,
por Franklin Alves e Leonardo Gandolfi
- Sobre
a Musa Paradisíaca,
por Luís Dolhnikoff
- A
poesia de Manoel de Barros,
por Fabrício Carpinejar
- Das
vanguardas do 20 em Portugal,
por Alberto Miranda
- Notas
sobre a poesia de Fabiano Calixto,
por Reynaldo Damazio
- Odiar
com doçura (Antonio Mariano),
por Rodrigo de Souza Leão
- Poesia
Recente: Uns e Outros,
por Vera Lins
- El
Odiseo Brasileño. La Poesía de Haroldo de
Campos,
por Eduardo Milán
- Paulo
Leminski: depois do acaso,
por André Dick
- Antonio
Risério: Fetiche é celebração
de signos,
por Fabrício Marques
- Cintilações
da sombra: sobre um livro de Duda Machado ,
por Vera Lins
- Esse
elogio da sombra: poesia e cegueira em Glauco Mattoso
,
por Franklin
Alves
- Telegramas
na água: algumas palavras sobre a poesia de Frederico
Barbosa ,
por Fabiano Calixto
- Polivox,
o império do transitório ,
por Jairo Pereira
- Reflexões
sobre o Método,
por João Alexandre Barbosa
- A
escrita Alegórica de Horácio Costa,
por Contador Borges
- A
Saudade, o "Eu", o "Outro", o Tempo
A poesia de André Dick,
por Ronaldo Polito
- Estudos
para voz e silêncio,
por Claudio Daniel
- Artemisia
Gentileshi: ...,
por Maria das Victórias de Lima Rocha
- Poesia
à Flor da Tela,
por Maria Esther Maciel
- Poesia
e Visualidade em Roberto Echavarren,
por Antonio Francisco de Andrade Jr.
- Ademir
Assunção - Para Enlouquecer la Naçõn,
por Douglas Diegues
|
|
[
REVISTA ZUNÁI- 2003 - 2009 ]
|
|
|