REPERTÓRIO
GERALD THOMAS
Teatro,
Mito e Metáfora
2000
NxW
Concepção e direção de Gerald
Thomas, baseada em protestos do filósofo Friedrich
Nietzsche contra o músico Richard Wagner.
Ventriloquist
de Gerald Thomas, baseado na ópera Moses und Aron,
de Arnold Schoenberg.
Uma Breve Interrupção
do Fim
Escrita e dirigida por Gerald Thomas. Coreografia de Suely
Machado com o Grupo Primeiro Ato. Estreou em 18 de agosto,
em Belo Horizonte, Brasil.
Graal, Retrato de um
Fausto Quando Jovem (Graal or Portrait of Faust as a Young
Man), baseada no texto de 1952 do poeta brasileiro Haroldo
de Campos, adaptado para o teatro por Gerald Thomas, com música
de Michelle Dibucci. Estreou no teatro Carlos Gomes (Rio de
Janeiro, Brasil) em 2 de outubro de 1997. No elenco estão
Bete Coelho, luiz Damasceno e estudantes do CAL. Cenários
de Antonio Dias.
Babylon
Estréia mundial da ópera de Detlef Heusinger,
concebida e dirigida por Gerald Thomas, encenada na Ópera
de Mannheim (Deutsches National Theater) até o final
de outubro.
Quartett
De Heiner Müller, com Ney Latorraca e Edilson Botelho.
Estreou em 6 de março no Teatro SESI (Rio de Janeiro).
Esta é a terceira edição feita por GT
de "Quartett", que estreou em Nova York em 1985
e no Brasil em 1986, com Tonia Carrero e Sergio Britto nos
papéis principais.
Tristão e Isolda
De Richard Wagner. Deutsches National Theater, Weimar Apresentações
mensais.
Nowhere Man
Apresentações esporádicas no Brasil,
Chile e Argentina durante 1997. Informações
detalhadas estarão disponíveis em breve.
Uma Breve História
do Inferno
Libreto e cenários de Gerald Thomas. Coreografia de
Ismael Ivo. Deutsches National Theater, Weimar Duas apresentações
por mês.
1996
Missa, de Janacek,
estreou em dezembro na Opera de Krakaw (Cracóvia) com
elenco da European Mozart Foundation. A produção
viajou por oito cidades européias, incluindo Firenze,
Paris, Bruxelas e Strassbourgh.
Chief Butterknife and
the Haunting Spirit of his Archenemy, Kryptodick estreou
em Copenhague, em 25 de janeiro.(01)
Quartett, de Heiner
Müller, estreou no Brasil em abril.
1995
Doktor Faust, ópera
de Busoni, estreou em 1º de outubro na Ópera de
Graz, Áustria.
Zaide, de Mozart,
com acréscimos de Luciano Berio, estreou em 17 de junho
no Maggio Musicale em Florença, Itália, no Karlin
Theater, em Praga, e no La Monnaie em Bruxelas.
Don Juan, do dramaturgo
brasileiro Otavio Frias Filho, estreou em São Paulo
em março e fez turnê pelo Brasil.
1994
Narcissus, nova
ópera de Beat Furrer, estreou na Ópera de Graz.
O Sorriso do Gato de
Alice, show de Gal Costa, estreou no Rio e foi apresentado
em 14 outras cidades do Brasil e da Europa.
Unglauber, de Gerald
Thomas. Nova obra com a Companhia Ópera Seca, completando
a Trilogia da B.E.S.T.A., com "The Flash and Crash Days"
e "Império das Meias Verdades", estreou em
São Paulo e foi apresentada em mais 6 cidades, incluindo
Lisboa e Copenhague.
Trilogia da B.E.S.T.A.,
de Gerald Thomas, estreou em Copenhague em maio e na Argentina
em outubro.
Documentário
da TV Cultura, incluindo todas as obras de Gerald Thomas,
foi transmitida em maio, e outro documentário da NDR3,
Alemanha, foi transmitido em agosto.
1993
O Império das
Meias Verdades, de Gerald Thomas, com a Companhia Ópera
Seca, estreou no Rio e fez turnê por 12 cidades do Brasil
e de outros países.
1992
The Flash and Crash
Days, foi apresentada no Lincoln Center, em Nova York,
durante o Serious Fun Festival, e em Hamburgo, na Kampnagel
Fabrik, em Colônia, Lausanne e Copenhague. Foi transmitida
na íntegra pela TV alemã NDR 3.
Saints and Clowns,
de Gerald Thomas, encomendada pela Hamburg's Kampnagel Fabrik
e pelo Théatre Arsenic de Lausanne.
1991
The Flash and Crash
Days, de Gerald Thomas, com a atriz brasileira indicada
ao Oscar Fernanda Montenegro e sua filha, Fernanda Torres,
estreou no Rio (a peça fez turnê por 14 cidades
do mundo).
M.O.R.T.E. 2, estreou
no Festival de Taormina, Itália, e na Rote Fabrik,
Zurique. A peça também fez turnê pelo
Brasil.
The Said Eyes of Karleinz Öhl, de Gerald Thomas, encomendada
pelo Festival de Volterra, Itália, com o Picolo Teatro
de Pontedera.
Esperando Godot,
de Samuel Beckett, para o Residenz Theater, Munique.
Perseu e Andrômeda,
nova ópera do compositor italiano Salvatore Sciarrino,
estreou na Ópera Estatal de Stuttgart.
1990
Sturmspiel, nova
obra de Gerald Thomas, com a Companhia Estatal de Teatro da
Baviera, estreou no Teatro Cuvilliés.
Carmem com Filtro 2,5,
de Gerald Thomas, estreou no Rio.
M.O.R.T.E., de
Gerald Thomas, estreou no Rio e fez turnê pelo Brasil.
Fim de Jogo, de
Beckett (tributo ao autor), estreou no Rio.
1989
Mattogrosso, ópera
com música de Philip Glass e libreto de Gerald Thomas.
Foi apresentada no Rio e em São Paulo.
Carmem com Filtro 2,
estréia no teatro La MaMa, Nova York.
1988
Trilogia Kafka: Um
Processo; Uma Metamorfose; Praga. Esta trilogia estreou
no Brasil. Também esteve no La MaMa, em Nova York,
e no Wiener Festwochen, onde foi apresentada como a principal
atração e transmitida na íntegra pela
ORF, TV estatal da Áustria. Uma extensa turnê
mundial de "Trilogia Kafka" foi realizada em 1989.
1987
O Navio Fantasma (The
Flying Dutchman). Ópera de Richard Wagner. Estreou
no Teatro Municipal, no Rio de Janeiro, em meio a grande polêmica.
Do elenco fazia parte Sabine Haas e outras cantoras internacionais.
Eletra Com Creta,
turnê mundial.
1986
Quartett, primeira
produção de uma obra de Heiner Müller no
Brasil, com Tônia Carrero e Sérgio Britto.
Eletra Com Creta,
marco da fundação da Companhia de Ópera
Seca, com Bete Coelho, Luiz Damasceno e outros.
Carmem com Filtro,
com Bete Coelho e Antonio Fagundes. Estreou em São
Paulo, Brasil.
1985
Trilogia Beckett,
estreou no La MaMa, em Nova York, com Julian Beck, fundador
do Living Theater. A turnê mundial incluiu Theater am
Turm, Belgrado e Berlim.
Quatro Vezes Beckett
(Four Times Beckett), quatro peças de Beckett apresentadas
no Teatro dos 4, Rio de Janeiro.
1984
All Strange Away II,
de Samuel Beckett, estreou no teatro Samuel Beckett, em Nova
York.
Quartett, estréia
norte-americana da peça de Heiner Müller no Theater
for a New City, em Nova York.
1983
All Strange Away I,
de Samuel Beckett, estreou no La MaMa, em Nova York.
Nota: Este texto,
bem como as fotos usados na matéria sobre Gerald Thomas
em Zunái, foram extraídos do site http://www2.uol.com.br/geraldthomas/new/index2.htm,
mediante autorização.
A entrevista,
inédita, foi feita com exclusividade para a presente
edição.
Veja também o acervo de fotos das principais montagens
teatrais de Gerald Thomas.
Leia um poema
dedicado a Gerald Thomas, por Ana Peluso.
|